Sampa Fumetti Con 2015

SAMPA FUMETTI CON
18 e 19 de Abril 2015
CEU Vila Rubi - Interlagos – São Paulo/SP


SampaFumetti Con, evento promovido pelos Fãs Clubes Tex e Zagor Brasil, a ser realizado nos dias 18 e 19 de Abril de 2015, no CEU VILA Rubi, em Interlagos – São Paulo/SP.

A região de Interlagos/Parelheiros, foi escolhida  para Homenagear os 40 anos de Mister No, criação de Sérgio Bonelli, a área  compreende a denominada  “Amazônia Paulistana”, uma São Paulo com cara de "Inferno Verde" (como era conhecida a Amazônia nos anos 1950), e que Mister No e nós tanto amamos, tanto a selva amazônica quanto a selva paulistana.

O evento Sampa Fumetti Con contará com Corredor dos Artistas e suas obras para exposição, venda, autógrafos, etc.,  Praça de Alimentação, Cosplays, Mesa temática de Cultura pop/nerd, Planetário Mobile, Espaço de troca de figurinhas, Feira de Trocas de Livros e HQs, Exposições de itens raros,  RPG, Palestras, Oficinas de Mangás, Lançamento de Fanzines, Exposição de Caricaturas do Fã Clube Tex Brasil, etc. E claro, hora de vestir a camiseta oficial do evento.
Temos na programação:

A realização do  II Encontro Nacional do Fã Clube Tex Brasil,  fã clube criado em 29 de Dezembro de 2013, e no qual há presença de associados de todo o Brasil, além de ‘associados especiais’ em Portugal e Itália, até o presente. No mesmo Encontro haverá sorteios para associados.

Teremos a Exposição de Raridades Bonelli e afins, com curadoria de Adriano Rainho, um dos maiores colecionadores de quadrinhos deste Brasil, e de Tex, o maior, conforme auferido pelo RankBrasil. Adriano Rainho, que  em Santo André/SP realizou a Exposição Tex 500 (2011) e o Tributo a Sérgio Bonelli na Quadrinhos'51 (2012) em São Paulo/SP, fora infindáveis ações em conjunto com a família bonelliana do Brasil.

Exposição de Caricaturas realizados por Jim Halley com artes e caricaturas de associados do Fã Clube Tex Brasil, realizadas a partir do I Encontro Regional Sul do Fã Clube Tex Brasil em maio de 2014.
Além do Cosplay de TEX por João Cunha do Sebo Tunel do Tempo, e criador do Fã Clube Tex 2000.


Artistas Convidados: 

PRIMAGGIO MANTOVI Histórico ARGUMENTISTA/ROTEIRISTA: histórias em quadrinhos, roteiros para comerciais de TV, contos infantis e adultos, criação de personagens, sátiras e tiras para jornais. 49 anos de experiência. DESENHISTA: histórias em quadrinhos, capas, ilustrações para matérias, contos infantis e adultos, tiras para jornais, sátiras. ARTE FINALISTA: histórias em quadrinhos e ilustrações. ILUSTRADOR: (cores/preto-e-branco), capas de revistas, quadros, ilustrações: guache, aquarela e lápis cera. Trabalhou na Rio Gráfica e Editora (hoje Editora Globo de 1964 a 1972) como Desenhista, Roteirista, Ilustrador de Capas e Chefe de Arte. Trabalhou na editora Abril por 24 anos (1973/1997) como Coordenador da Escola Disney, Desenhista, Roteirista, Diretor de Arte e Diretor de Redação. Como free-lancer, atuou nas áreas de roteiro, desenho, ilustração, criação de personagens & universo, modelagem, palestrante, tradutor e intérprete (de italiano). Além de ministrar aulas de roteiro para o Senac, workshops em gibitecas e fundações culturais, participa ativamente em debates e eventos ligados ao ramo de arte em que atua. Como escritor realizou: 100 Anos de Western (2003), Curiosidades do Western (2003) Luciano (2005), O Centenário de John Wayne (2007), Roteiros & Criação de Personagens (2014) e Walt Disney – A Arte de Realizar um Sonho (2004 a 2011), com lançamento previsto para 2016. Como produtor independente, lançou a coleção Almanaque Rocky Lane (2012/2015), prevista para dez edições. Prêmios 2 Prêmios Abril de Jornalismo - Melhor Desenho (1976) Melhor Roteiro (1978) 3 Destaques do Prêmio Abril de Jornalismo - Roteiro (1979, 1980, 1982) 2 Troféus Dona Beija – Autor (1988, 1990) Prêmio Gibiteca – Autor (1989) Prêmio ngelo Agostini - Veterano (1990). HQMix Troféu Homenagem Sacarrolha 40 Anos (2012)


Will Sideralman
Will atua como designer gráfico e em 2004 foi um dos responsáveis pela criação do fanzine "Subterrâneo", onde lançou Sideralman, o seu personagem mais famoso. Durante a sua carreira publicou o seu material em várias publicações independentes (JAM, A3, Garagem Hermética, etc.), além de ser um dos artistas convidados da coletânea MSP+50, que reúne histórias da Turma da Mônica produzidas por vários artistas nacionais. Tal produtividade fez com que no transcorrer dos anos ele fosse agraciado com o Troféu HQMIX em 2007 (na categoria "Prozine", com "A Mosca no Copo de Vidro") e em 2012 (na categoria "Publicação Independente em Edição Única", com "O Louco, a Caixa e o Homem"). De 2011 a 2013 publicou seus trabalhos na Editora Nemo, com especial destaque para aventuras do Capitão Nemo (personagem clássico de Julio Verne) em parceria com Daniel Esteves, João Marcos e Lillo Parra, e atualmente atua junto ao coletivo de quadrinistas "Petisco" (que lança seu material na internet) e junto o roteirista Cadu Simões publica na web as aventuras conjuntas de Sideralman com o Homem-Grilo, famoso personagem criado por Simões. Links: http://petisco.org/demetriusdante/


Em 2014 lançou a 2X10! em parceria com Sam Hart, comemorando 10 anos de carreira, e está lançando o primeiro gibi impresso do Demetrius Dante.  Nos  dias 28 e 29 de Março de 2015, no  Festival Guia dos Quadrinhos em São Paulo/SP será homenageado, para além de exposição de artes originais na “Will: 10 Anos de Quadrinhos” quanto aos seus 10 anos de produção artística na nona arte, no referido evento.


Omar Viñole 
Marcando presença no evento, temos o autor/criador  de "Coelho Nero".
Omar Viñole, que é presença constante em obras de grande quilate como "O Mistério da Mula sem Cabeça", "Auto da Barca do Inferno - Gil Vicente", "Orixás - do Orum ao Ayê", "São Paulo dos Mortos" e muitas outras obras, seja nos desenhos, na arte final ou colorização destas.


 LAUDO FERREIRA 

Roteirista e desenhista de quadrinhos, atuante  há juitos anos no cenário dos quadrinhos, transitando entre o cenário independente e editorial. Ganhou alguns prêmios da área como HQ Mix e o Prêmio Ângelo Agostini. Entre seus trabalhos mais conhecidos estão  “Histórias do Clube da Esquina”, a série da personagem Tianinha e a trilogia Yeshuah.



Falamos de Omar Viñole, e quem tem acompanhado a carreira destes dois feras da nona arte, tem observado que o Laudo Ferreira escreve e desenha a maioria das histórias, e que o Omar arte finaliza, além das colorizações que realiza.

Desta forma, desde histórias como "Oxitocinax" em coletâneas como a Quadrinhópole 08, "Com você no fim do mundo" na São Paulo dos Mortos, entre outras, vemos esta parceria ocorrer.

Além das citadas no cartaz, temos "O Auto da Barca do Inferno" e "O Mistério da Mula sem Cabeça" que compõe a grande bibliografia destes autores na Trilogia "Yeshuah".



DANIEL ESTEVES

Roteirista e professor de histórias em quadrinhos na escola HQ em FOCO. Membro do coletivo de quadrinhos PETISCO.

Participou de várias HQs nacionais, tais como: FRONT, Quadreca, Garagem Hermética, Quadrinhópole, Subversos, Café Espacial, Prática de Escrita: HQs, Jam, Calafrio, Zumbis e outras criaturas das trevas, Petisco Apresenta Volume 01, Quatro Estações, Entre 4 Linhas, entre outras.

Criador, editor e roteirista da série Nanquim Descartável, com quatro volumes lançados, vencedora duas vezes do HQMIX em categoria de publicação independente.

Editou e escreveu os quadrinhos: Três tiros e dois otáriosO Louco, a Caixa e o Homem (vencedor do HQMIX 2012 de melhor Publicação Independente Edição Única); KM BLUES (contemplado com o Proac de HQs e vencedor do troféu HQMIX 2013 de melhor Publicação Independente Edição Única); São Paulo dos Mortos vol. 01 (financiado através de crowdfunding) e vol. 02; e Pelota – Futebol e Quadrinhos.

Pela editora Nemo lançou as HQs: As Aventuras do Capitão Nemo: Profundezas (2013), A Luta contra Canudos (2014) e A Herança Africana no Brasil.

Ganhador do Troféu HQMIX 2007 de ROTEIRISTA REVELAÇÃO e do troféu Angelo Agostini 2009 e 2012 de melhor ROTEIRISTA NACIONAL.

Ministra aulas de histórias em quadrinhos há mais de dez anos. Participou de palestras e workshops em diversos eventos de quadrinhos pelo Brasil: Fest Comix, Rio Comicon, FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte), Gibicon (Curitiba), HQCON (Florianópolis), Maratona HQ (Devir), HQ o Quê (FNAC), entre outros. Ministrou oficinas de quadrinhos na Gibiteca Henfil, Centro Cultural São Paulo, no Centro Cultural da Juventude, no Espaço Cultural IBEP, Biblioteca São Paulo, nos Sescs: São Carlos, Pinheiros, Interlagos, Ribeirão Preto, Itaquera, entre outros. Participa desde 2011 do projeto da Prefeitura de São Paulo: Fanzines nas Zonas de Sampa, com aulas de quadrinhos em Bibliotecas Públicas de diversas regiões da cidade.





Palestras e Oficinas:

Palestras, Oficinas e mesa de RPG com o Mestre em RPG  Edson Cupertino, licenciado e mestre em Letras pela Universidade de São Paulo. Autor de “Vamos Jogar RPG?  - Diálogos com a literatura, o leitor e a autoria” (editora Biblioteca 24 horas) e orientador do Projeto RPG na Escola (EMEF Vargem Grande). Amante da boa literatura de ficção, da animação e mestre de RPG há 20 anos.


Palestra “Tex, Faroeste e o Imaginário Indígena” de João Marcos de Camargo Sanches, leitor de quadrinhos há 25 anos, leitor de Tex desde 1992, professor há 11 anos da rede estadual de São Paulo, com 31 anos, residente em Sorocaba/SP, formado em História, Filosofia e Gestão Educacional, Pós-graduado em História da África. A palestra tem por objetivo um olhar sobre a extinção de uma cultura em detrimento de outra, por questões preconceituosas e lucrativas, contrariando os ideais de igualdade e a reflexão que as revistas de Tex nos trazem sobre esse processo de extermínio.


Palestra  “Gibis de Faroeste” com Kendi Sakamoto que é o MAIOR COLECIONADOR de HQs (Gibis antigos) deste Brasil, sendo que o mesmo é Professor Universitário (Ph.D), sócio da Editora Laços, Diretor comercial da TV Geracao Z, apresentador do programa "Quadrinhos para Quadrados e Redondos" pela www.tvgz.com.br escritor com 9 livros publicados, leitor e pesquisador de quadrinhos, responsável pelo site www.gibiraro.com.br.

Palestra com César Freitas, apresentador na ALLTV do programa “HQ & Cia” no qual recebe e apresenta novidades, autores, grupos de fãs e leitores para bate papo sobre o mundo das HQs. Na Sampa Fumetti Con, o microfone será dominado pelas questões atuais de “Como Produzir HQs, Os Gibis e o Mercado Independente, Como Publicar, Como levar um projeto para a Editora?” além de outras grandes interações que surgirão.

Palestra de Eder Pegoraro “Figures e Toys do Faroeste”, sendo o Eder colecionador de Figures e autor  na Revista Mundo dos Super Herois, na palestra exclusiva para a Sampa Fumetti Con, e  com base na sua atuação no departamento na revista Mundo, que são os colecionáveis, minha ideia é falar sobre a influência do Faroeste na cultura pop brasileira e como o gênero foi percursor em grande parte do colecionismo de Toys no Brasil e, sendo cultuado até hoje por muitos.

Marcos e Dolores Maldonado, Letreiristas de Tex (1970-2015), segundo o Tony Fernandes (autor de Apache), nos anos 1970 na Editora Noblet, o casal 20 das HQs já figuravam entre os apreciadores das artes “Mas, dentre estes um casal, que há muito eu admirava, se destacava: Marcos e Dolores Maldonado. Marcos Maldonado aparecia por lá uma vez por mês. Era free-lance e letreirava as publicações de HQs daquela casa editorial, como: Akim, Giddap Joe, Mister No, Vampirella, Carabina Slim e Tex Tom.” http://tonyfernandespegasus.blogspot.com.br/2010/09/marcos-e-dolores-maldonado-o-casal-20.html

Exposição e Oficina de Fanzines com participação de Luanda SoaresIan Rocha Wallace Nunes Wendell Sacramento Roger BeatJesus


Publicações do Projeto Chroma, com suas revistas independentes, disponíveis para venda, e bate-papo com os integrantes: Alexandre Garcia da Silva , Thiago Da Silva Mota etc.

Planetário Móvel do Projeto Mobile empresa que se dedica à divulgação da Astronomia e preservação do meio ambiente desde 1999, com mais de 5 milhões de visitas realizadas em todo o Brasil.

Vamos trocar figurinhas? - André Aurnheimer
Não, não é conversa não!!
É cromos colantes mesmo, e na Sampa Fumetti Con figurinhas é o que não faltará, afinal de contas, teremos André Aurnheimer com uma belíssima exposição com álbuns de cromos para todos os gostos e idades!!
Sampa Fumetti Con, onde todas as tribos se reúnem.


Logo após o encerramento da programação de sábado, haverá no “Espaço Forasteiro” o encontro Saloon (externo ao CEU Vila Rubi) onde estarão reunidos para bate papo, chopps para tirar o pó do deserto da garganta, montanhas de batata fritas, bifes de 2 dedos de altura, como reza a cartilha texiana, além de caracterização faroeste e banda country ao vivo, para que rangers, pards, índios, cowboys e cowgirls, xerifes, fazendeiros, toda a sorte de facínora possam mexer seus esqueletos, devidamente caracterizados (Cosplay de Velho Oeste).



Não saia sem comentar no site

Pages