WATSON PORTELA, O AUTOR DA LENDÁRIA "CAPA BRASILEIRA" DA TEX 94.

Por Jim Harley

ENTREVISTA EXCLUSIVA!

Recentemente estivemos conversando sobre a melhor editora de Tex, e vimos o apreço dos pards pela "Era Vecchi", então decidi bater um papo com quem, não apenas estava lá, mas, que também "Fez essa era acontecer" o desenhista Watson Portela! Autor da capa do Tex 94 Vecchi, um "EPECIAL DE NATAL" com 224 páginas.

JH- Boa tarde mestre Watson!

WP- Boa tarde Jim, boa tarde Fã clube Tex Brasil!

JH- Watson! primeiro conte pra gente a "história" dessa capa!

WP- bem eu já trabalhava para a Vecchi, o Editor (provavelmente o Otacilio Assunção, não sou bom pra guardar nomes!) me chamou e pediu para fazer a capa desse Tex, porquê se tratava de uma edição especial...era o casamento dele, fiz o desenho utilizando aquarela! A Vecchi foi onde iniciei minha Carreira e onde meu desenho pode evoluir, com essa capa comecei a me familiarizar com as cores!

JH- tem algum detalhe especial, ou curiosidade sobre essa capa?

WP- sim, outra pessoa assinou o meu desenho! rsrsrsrsrs!

JH-???? Como??

WP- eu explico! é que em meu desenho, o casal Willer estava do lado direito da capa, daí espelharam a arte e inverteram a posição, mas eu não estava na editora nesse dia e como a revista precisava ser impressa meio tipo "Ontem" alguém precisou refazer minha assinatura que ficou meio torta, mas, tudo bem rsrsrs.

JH- como você encarou essa missão?

WP- fiquei preocupado, embora já tivesse feito várias capas para Spektro e Sobrenatural (ambas da editora Vecchi) eu não dominava direito as cores da aquarela (isso só aconteceria na Grafipar)...meu maior medo era a reação dos fãs de Tex! Afinal, a Revista vendia pra caramba!...enfim, essa é a história dessa capa.

JH- descreva como foi a era Vecchi vista de dentro da Vecchi??

WP- era incrível...eu recebia as edições de Tex (Recebia tudo o que a editora publicava, como todos os outros colaboradores!) gostava mais do Ken Parker!! Mas gostava de Tex também e curtia muito um desenhista em questão! Acho que seu nome era Ticci.

JH- e o que mais você produziu na Vecchi?

WP- enfim foi na Vecchi que dei início a série "Paralela" no singular!! ("Mais tarde as famosas PARALELAS DE WATSON!) participei da MAD e criei as logos das revistas "SOBRENATURAL" e "HISTÓRIAS DO FAROESTE" (aquela que tinha um riflezinho encostado no letreiro!)

JH- e o Chet??

WP- o Chet foi muuiito inspirado em Tex! (Sobretudo pelo sucesso de Tex!! gente, como aquele gibi vendia!!) o nome Chet foi idéia do editor! Lotário Vecchi, pediu que eu criasse o visual dos personagens! criei então as figuras de Chet, Ricky e Blue!! e depois vendi os direitos autorais para o mesmo, pois houve um acordo prévio!!

JH- para terminar em poucas palavras como foi o seu Pós Vecchi?

WP- teve bastante coisa!! Grafipar, Abril, capas para revistas de super-heróis Marvel, personagens de TV enfim, mas acredito que isto seria uma outra história.

JH- muito obrigado Mestre Watson!

WP- abraços Jim Halley, abraços também a todos os integrantes Fã Clube Tex Brasil.